domingo, 10 de abril de 2011

DEVEMOS SEGUIR O NOVO OU O VELHO TESTAMENTO?


 



COMPAREMOS OS DOIS E TIREMOS NOSSAS CONCLUSÕES:

Antigo Testamento - Moisés recomendou: "NÃO RECORRAIS AOS PROFETAS, NEM CONSULTEIS OS ESPÍRITOS PARA NÃO VOS TORNARDES IMPUROS. " (Lv 19,31). Mas, o mesmo Moisés disse: "QUEM DERA TODA ISRAEL PROFETIZASSE ASSIM." Ele se referia a Eldade e Medade que usavam sua mediunidade para curar, orientar e ajudar. Então, Moisés não era contra o profetismo e sim contra o mal profetismo, ou seja, a exploração do profetismo (Num. 11. 16, 17:24-29) . 

Novo Testamento – (Atos 2:17 a 18) – “(...) DERRAMAREI DO MEU ESPÍRITO SOBRE TODA CARNE VOSSOS FILHOS E-VOSSAS FILHAS PROFETIZARÃO,VOSSOS JOVENS TERÃO VISÕES,E VOSSOS VELHOS, SONHOS. NAQUELES-DIAS, DERRAMAREI MEU ESPÍRITO SOBRE MEUS-SERVOS-E-SOBRE-MINHAS SERVAS, E ELES PROFETIZARÃO. - Por que nos fazer profetas se no Antigo Testamento a lei proíbe que os procuremos?
Antigo Testamento - OS FILHOS DEVEM PAGAR PELOS PECADOS DOS PAIS (Exôdo, 20:5).

Novo Testamento - Em Rom. 14:12 diz: "CADA UM DE NÓS DARÁ CONTAS DE SI MESMO PARA DEUS." Se prestaremos contas de nossos erros, como pagaremos pelos erros (pecados) dos outros?

Antigo Testamento - QUEM TRABALHAR NO SÁBADO SERÁ MORTO (Exôdo, 35:2) – Devemos matar os médicos, enfermeiros, bombeiros, e tantos outros profissionais que trabalham nesse dia?

 Novo Testamento - Jesus disse aos que o perguntaram se era lícito curar no sábado: "QUAL DE VOCÊS NÃO SOCORRERÁ UMA OVELHA QUE CAIR NUMA COVA NO SÁBADO?" (Mateus, 12: 9 a 14)
Antigo Testamento - OS FILHOS DESOBEDIENTES E REBELDES, QUE NÃO OUÇAM SEUS PAIS E SE COMPROMETAM NO VÍCIO, SERÃO APEDREJADOS ATÉ A MORTE (Deuteronômio, 21:18-21) – Quantas igrejas, templos, estariam vazios, pois a maior parte foram, ou são, filhosdesobedientes e rebeldes. Devemos seguir o perdão que Jesus ensinou ou devemos sair matando e transgredindo a lei de Deus que diz: “NÃO MATARÁS” . 
Antigo Testamento - O HOMOSSEXUALISMO SERÁ PUNIDO ATÉ A MORTE (Levítico, 20:13). Hoje, até representantes religiosos seriam mortos se levássemos esta lei ao pé da letra. E a parada gay seria uma chacina.
Antigo Testamento - DEFICIENTES FÍSICOS ESTÃO PROIBIDOS DE APROXIMAR-SE DO ALTARDO CULTO, PARA NÃO PROFANÁ-LO COM SEU DEFEITO (Levítico, 21: 17-23) – E os deficientes “morais” podem profanar? Chega de inclusão social? Os deficientes físicos não são filhos de Deus?

 Novo Testamento - "TUDO QUE FIZERDES AO MENOR DE MEUS IRMÃOS, A MIM QUE FAZEIS" (Mat. 25:40)

Antigo Testamento - OS ADÚLTEROS SERÃO APEDREJADOS ATÉ A MORTE (Deuteronômio, 22:22) – E no mesmo Antigo Testamento diz: “NÃO MATARÁS” 

Novo Testamento: - PERDOAI A QUEM LHE TENHA OFENDIDO (Mateus 6:12)

Antigo Testamento: "DEUS CONDENA À MORTE À TODO AQUELE QUE INVOCAR OUTRO ESPÍRITO QUE NÃO ELE." - (Deut. 13:1-18).

 Novo Testamento: Jesus evocou os "mortos" Elias e Moisés (o dono da proibição) na passagem da transfiguração (Luc. 9:29-36). Jesus transgrediu a lei de Moisés? Este puxou a orelha de Jesus? Claro que não. Ali Jesus mostrou que é possível a comunicação com os mortos e liberou assim esta prática, desde que para fins sérios e úteis.
Lembremos que um doutor da lei testou Jesus perguntando qual era o maior mandamento da Lei (Mosaica), e Jesus respondeu: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, este é o maior e o primeiro mandamento (Deuteronômio 6:5). E o segundo, semelhante a este é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo (Levítico 19:18). Estes dois mandamentos contém toda a lei e os profetas.
A Lei são as regras contidas nos 5 primeiros livros da Bíblia atribuídos a Moisés: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Uma parte são leis civis, disciplinares, e humanas; a outra parte são revelações feitas por Bons Espíritos em nome de Deus e através de Moisés (os 10 Mandamentos).

Os Profetas são os demais livros do Velho Testamento (Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel, etc.).
Jesus demonstrou como sempre, perfeito conhecimento das escrituras e retirou delas dois mandamentos da legislação mosaica (leis de Moisés) e usou para resumir o Velho Testamento.
Portanto, embora estudem também o Velho Testamento, é o Novo Testamento que os espíritas dão maior importância e valor, porque nele está o cerne doutrinário do Cristianismo, o ensinamento espiritual do Cristo, revelação mais avançada e aperfeiçoada que a de Moisés.

OBSERVEMOS: O Velho Testamento é seguido pelos judeus, seguidores da religião chamada Judaismo, onde há leis escritas por Moisés. Os judeus não aceitam Jesus como o Messias prometido porque acham que Ele não preencheu as profecias messiânicas; porque o Cristianismo contradiz a teologia judaica e porque os versículos bíblicos "referindo-se" a Jesus são traduções incorretas. Então, o Novo Testamento deveria ser as únicas escrituras seguidas pelas religiões cristãs: Espiritismo, Catolicismo, Protestantismo, etc., onde há os ensinamentos do Cristo.
(Texto de Rudymara http://grupoallankardec.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário